sábado, 12 de fevereiro de 2011

Você conhece o projeto Cidade Educadora, sabe o que ele pode fazer pelo seu Municipio?

Em termos de sociedade humana, a urbanização progressiva e rápida do mundo é, possivelmente, o desenvolvimento mais significativo neste século. Na medida em que as cidades são os principais locais da experiência social, cultural, econômica e político, tornam-se alvos principais para a educação dos cidadãos em todos os seus diversos níveis.

CIDADE EDUCADORA é aquela que converte o seu espaço urbano em uma escola. Imagine uma escola sem paredes e sem teto. Nesse espaço, todos os lugares são salas de aula: rua, parque, praça, praia, rio, favela, shopping e também as escolas e as universidades. Há espaços para a educação formal, em que se aplicam conhecimentos sistematizados, e a informal, em que cabe todo tipo de conhecimento.

Trata-se de uma proposta intersetorial, somando a atuação de diversas áreas, como: meio ambiente, educação, emprego e renda, participação popular, desenvolvimento local, saúde, cultura, turismo, esporte e lazer, numa visão que transcende a sala de aula para se estender por toda a cidade.


Em que áreas Áreas Temáticas se pode criar, propor e implementar projetos?












Quais são as Cidades Educadoras no Brasil?
















Quais são os maiores desafios de uma Cidade Educadora?

Sem dúvida! traduzir esses princípios em experiências práticas inovadoras, em projetos para a capacitação cidadã da população, para que ela possa tomar em suas mãos os destinos da sua cidade.

Diante dos novos espaços de formação criados pela sociedade da informação, através da inclusão digital, ela os integra e articula.

Nesse sentido, ela deixa de ser “lecionadora” para ser cada vez mais “gestora” da informação generalizada, construtora e reconstrutora de saberes e conhecimentos socialmente significativos.

Nenhum comentário: