sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

BRASIL! Um bonde chamado desejo...


A obra conta uma história simples, mas é na descrição apaixonada das personagens que reside sua grande força dramática. Blanche Dubois, a protagonista, é uma mulher com uma enorme fome de amor, ânsia de compreensão e uma ambígua neurose.
Um Bonde Chamado Desejo é principalmente o drama das ilusões e frustrações de uma mulher hipersensível e traumatizada por uma decepção amorosa, que busca num novo amor um novo começo. Sua irmã, Stella, é casada com Stanley Kowalsky, um homem pobre e rude que se importa apenas com o presente e com suas necessidades primárias: comer, dormir, fazer amor, jogar e beber com os amigos.
É um homem que não compreende as sutilezas, a sensibilidade ou a poesia. Stanley é a resposta viva à decadência social de Blanche, que, sem amparo, é obrigada a encarar uma realidade que diverge dos padrões aos quais foi educada.
Para Blanche é muito difícil compreender que a irmã, educada de maneira aristocrática e sensível, tenha se apaixonado por um polonês ignorante e grosseiro. Porém, diferentemente de Blanche, Stella é prática e realista e aprendeu a aceitar a pobreza e o meio social em que vive ao lado do marido.
A obra é repleta de simbologias, sutilezas e abordagem de temas polêmicos; suas personagens exprimem, na realidade, um tema comum a toda obra de Tenessee Williams: a necessidade de compreensão para indivíduos atingidos pela marginalidade, violência, solidão, homossexualismo e o inconformismo pela realidade, e todos esses temas são recorrentes em Um Bonde Chamado Desejo, tornando a obra aclamada pela crítica e Blanche sua personagem mais rica e racional.

Resumo do Livro por:Edson Sanches Autor : Tenessee Williams

Nenhum comentário: