terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Lei Seca: conheça e compare

Aos poucos, a Lei Seca vem se tornando algo comum no cotidiano do brasileiro. Se no começo a atitude, para muitos radical, pegou a todos de surpresa, atualmente parece ter caído nas graças dos motoristas, haja vista seus números.

"Em São Paulo, a Lei 12.879, foi sancionada em 22/jun/1999 pelo então Vereador Jooji Hato - PMDB. Conforme dados de 2008, a Lei Seca, refletiu em queda de 27% do atendimento hospitalar. Três hospitais estaduais de São Paulo, referência no atendimento de vítimas de trauma, já sentiram que o trânsito está mais “sóbrio” desde que entrou em vigor a chamada lei seca. Mesmo índice do Hospital Regional Sul, em Santo Amaro. Na média, o número de vítimas de acidentes atendidas nos hospitais caiu 19% aos fins de semana". (Estadão - 06/jul/2008).

"Em outra pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que 70% dos motoristas aprovam o uso dos bafômetros nas blitze da polícia. Desde que a ‘lei seca’ entrou em vigor, o número de vítimas caiu. Mas ainda preocupa. Muitas pessoas sofrem as conseqüências da irresponsabilidade: passam anos na sala de fisioterapia". (G1 - 05/jul/2008)

Segundo dados do subsecretário estadual de governo do estado do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Lopes, desde o dia 19 de março, quando tiveram início as blitzes que caracterizam a chamada “Operação Lei Seca”, mais de 70 mil veículos já foram parados. Dos motoristas que aceitaram fazer o teste do bafômetro, 91% foram aprovados sem restrições e apenas 2,3% estavam alcoolizados. No início, chegava a 12% o número de pessoas que se recusavam a fazer o teste. Hoje está em 6%. Ainda no mesmo relatório, 2117 pessoas deixaram de ser vitimadas no trânsito, entre primeiro de abril e 31 de agosto. Há uma alteração gradativa da conscientização quanto aos perigos do consumo de bebida alcoólica por quem está na direção.

Obviamente o peso no bolso ajuda na efetivação da Lei Seca. O motorista que for surpreendido com qualquer nível de álcool pelo bafômetro será multado em R$ 957,00 e perderá o direito de dirigir por um ano, podendo chegar a prisão, dependendo dos níveis. E o governo ainda estuda novas mudanças no Código Nacional de Trânsito e nas leis, visando mais regras para os motoristas.

FUNCIONAMENTO DO ÁLCOOL NO ORGANISMO


Quando uma pessoa toma uma bebida alcoólica, cerca de 20% do álcool é absorvido no estômago e 80% é absorvido pelo intestino delgado. A velocidade com que o álcool é absorvido depende de várias coisas:
• a concentração de álcool em uma bebida - quanto maior a concentração, mais rápida a absorção;
• o tipo de bebida - bebidas carbonadas tendem a ser mais rápidas na absorção do álcool;
• quer o estômago esteja cheio ou vazio - a comida deixa a absorção do álcool mais lenta.

Depois da absorção, o álcool entra na corrente sangüínea e se dissolve na água do sangue. O sangue carrega o álcool por todo o corpo. O álcool do sangue, então, entra e se dissolve na água dentro de cada tecido do corpo (exceto o tecido de gordura, já que o álcool não pode se dissolver em gordura). Uma vez dentro dos tecidos, o álcool mostra seus efeitos no corpo. Os efeitos observados dependem diretamente da concentração de álcool no sangue (CAS), que está relacionada com a quantidade de álcool consumida. A CAS pode se elevar significantemente dentro de 20 minutos depois de ingerida a bebida.

Uma vez absorvido pela corrente sangüínea, o álcool deixa o corpo de três formas:
• o rim elimina 5% do álcool na urina;
• os pulmões exalam 5% do álcool, que pode ser detectado por bafômetros;
• o fígado quebra quimicamente o álcool restante em ácido acético.

Sem base científica, em média uma pessoa pode eliminar 15 ml de álcool por hora. Então, levaria aproximadamente uma hora para eliminar o álcool de uma lata de cerveja de 355 ml.
A CAS aumenta quando o corpo absorve o álcool mais rápido do que o elimina. Então, como o corpo pode eliminar apenas cerca de uma dose de álcool por hora, beber vários copos em uma hora vai aumentar sua CAS muito mais do que tomar um copo em um espaço de tempo de uma hora ou mais.

MATEMATICAMENTE FALANDO

Cálculo da quantidade de álcool numa bebida

O número de gramas em álcool de uma bebida pode ser calculado multiplicando o número de mililitros (ml) de álcool de uma bebida por 0,8 (o álcool é menos denso que a água):
Quantidade Graduação
de álcool Percentagem
de álcool Volume
de álcool Gramas de álcool (ml x 0,8)

1 litro de vinho 12º 12% 120 ml 96 - 100 gramas
1 litro de cerveja 6º 6% 60 ml 48 - 50 gramas
1 litro aguardente 50º 50% 500 ml 400 gramas

CÁLCULO DA TAXA DE ALCOOLEMIA


A taxa de alcoolémia atingida com a ingestão de determinadas quantidades de bebidas alcoólicas pode ser calculada, de modo aproximado, através da seguinte fórmula:
Taxa de alcoolemia = Álcool consumido (em gramas)
Peso corporal (em Kg) x Coeficiente
Coeficientes:
0,7 → homens em jejum
0,6 → mulheres em jejum
1,1 → decurso das refeições

Em média uma pessoa pode eliminar entre 10 e 15 g/l de álcool por hora, no entanto não há estudos que comprovem tal afirmação.

TOLERÂNCIA ZERO

Segundo o Internacional Center for Alcohol Policies (Icap), organização não-governamental com sede em Washington, nos Estados Unidos, que estuda o papel do álcool na sociedade e atua contra o abuso no uso de bebidas, a Lei Seca brasileira é uma das mais rígidas do mundo. Em uma lista de 82 países pesquisados pela instituição, a legislação brasileira é mais rígida que 63 nações.

CLIQUE NA FIGURA PARA AMPLIAR

FONTE: http://www.saude.com.br/site/materia.asp?cod_materia=332

Nenhum comentário: